domingo, 22 de novembro de 2009

um objetivo○Giovanna Antonelli♥aDoRoOoOo

NEM PARECE QUE DURANTE A GRAVIDEZ AUMENTOU 20KG...

sobre a glândula tireóide,vou explica mais ou menos o que é...



A tireóide ou tiróide(termo derivado da palavra grega "escudo"devido ao seu formato)é uma das maiores glândula endócrinas do corpo.Ela é uma estrutura de dois libos localozado no pescoço(em frente a traquéa)e produz hormónio "t4" "t3",principalmente "t4"o tiroxina,e o triiodotironina que é o "t3"regulam a taixa do metabolismo que afeta o aumento e a taixa funcional de muiots outros sistemas do corpo.O iodo é um componente principal quanto do "t3"quanto do"t4",a tireíde também produz hormonios calcitonina que possui um papel muito importante na homeostose do cálcio,o hipertireoidismo(tireóide muito ativa)e hipotireoidismo(tireóide pouco ativa)são os problemas mais comuns da glândula tireóide
A glândula tiróide origina-se de uma bolsa endodérmica na faringe que surge ao 24º dia do desenvolvimento, conhecido por primórdio tiróideo. Em alguns indivíduos permanece uma ligação entre a tiróide e a língua (que se origina na mesma região), da qual ela desceu durante o desenvolvimento embrionário, que se denomina canal tiroglosso.A principal função da glândula tiróide é a produção e armazenamento de hormônios tiroidianos, T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina). A produção destes hormônios é feita após estimulação das células pelo hormônio da hipófise TSH (thyroid stimulating hormone) no receptor membranar do TSH, existente em cada célula folicular. As células intersticiais, células c, produzem calcitonina, um hormônio que leva à diminuição da concentração de cálcio no sangue (estimulando a formação óssea).

A tiróide é a única glândula endócrina que armazena o seu produto de excreção. As células foliculares sintetizam a partir de aminoácidos e Iodo (este é convertido a partir do íon iodeto presente no sangue que armazenam activamente até grandes concentrações graças a um transportador membranar específico) a proteína de alto peso molecular tiroglobulina que secretam dentro dos foliculos numa solução aquosa viscosa, o colóide. De acordo com as necessidades (e níveis de TSH), as células foliculares captam por pinocitose líquido colóide. A tiroglobulina aí presente é digerida nos lisossomas, e transformada em t3 e t4 que são libertadas no exterior do folículo para a corrente sanguínea.
A tireóide produz:


.